terça-feira, 5 de abril de 2011

Sugestões de Atividades e Jogos...

Que auxiliam a criança a construção do número.

JOGO DAS QUATROS CORES

Material (para 4 participantes):
  • 1 tabuleiro com 24 quadrados coloridos, sendo que cada 6 quadrados são de uma cor. Por exemplo: vermelho, azul, amarelo e verde.
  • 4 cartelas contendo 6 quadrados, sendo 3 com registro de numerais e 3 com registro de quantidades. Os numerais e quantidades devem variar de 1 a 6.
  • 24 fichas contendo registro de numerais e quantidades de 1 a 6.
  • 1 cubo com as faces nas seguintes cores: vermelho, azul, amarelo, verde, branca e branca.
Objetivos:
  • Desenvolver a estrutura de conservação de quantidades discretas;
  • Associar a quantidade ao numeral;
  • Estimular a contagem;
  • Estimular a correspondencia termo a termo.


Desenvolvimento:
  • Posiciona-se o tabuleiro no centro e distribui sobre ele as 24 fichas viradas para baixo. Cada criança escolhe uma cartela e na sua vez, joga o dado. Se o dado cair numa das cores: vermelho, azul, amarelo ou verde, escolhe uma das fichas do tabuleiro da mesma cor da face do dado. Se cair na face branca, escolhe qualquer ficha do tabuleiro.
  • Ao virar a ficha, a criança terá que fazer a relação quantidade-numeral, isto é, quando a ficha tiver o numeral 5, deverá corresponder com a quantidade 5 da sua cartela e vice-versa.
  • Quando a criança pegar uma ficha que tem o corresponder em sua cartela, coloca-a sobre ele e passa a vez. Caso contrário, devolve a ficha no tabuleiro, na mesma posição, e passa a vez.
  • Quando o dado cair numa cor e já não houver mais fichas no tabuleiro sobre esta cor, passa a vez.
  • O vencedor será aquele que cobrir primeiro a sua cartela.


JOGO DA TARTARUGA

Material (para 4 participantes):
  • 4 cartelas com o formato de tartarugas.
  • 24 fichas, contendo o registro de numerais e quantidades variando de 1 a 6.
  • 1 dado contendo em cada face um numeral, variando de 1 a 6.
  • 1 dado contendo quantidades, em cada uma de suas faces, variando de 1 a 6.

Objetivos:
  • Desenvolver a estrutura de conservação de quantidades discretas;
  • Estimular a contagem;
  • Associar numeral à quantidade.

Desenvolvimento:
  • Cada participante recebe 1 tartaruga e na sua vez lança os dados e observa se em sua tartaruga consta o numeral correspondente à quantidade obtida na face superior de um dos dados ou se há a quantidade correspondente ao numeral obtido na face superior do outro dado.
  • Caso isso ocorra, coloca as fichas correspondentes sobre os respectivos círculos de sua tartaruga e passa a vez. O próximo jogador procede da mesma forma.
  • O vencedor será aquele que cobrir primeiro a sua tartaruga.


COLHER OVOS

Material (para 4 participantes):
  • 20 figuras de patas, recortadas em cartolina, com o desenho de ovos no verso, como segue: - 7 patas, cada uma delas, com o desenho de 1 ovo; - 4 patas, cada uma delas, com o desenho de 2 ovos; - 2 patas, cada uma delas, com o desenho de 3 ovos; - 3 patas, cada uma delas, com o desenho de 4 ovos; - 4 patas, cada uma delas, com o desenho de 5 ovos.
  • 53 figuras de ovos, em tamanhos variados, recortadas em cartolina.

Objetivos:
  • Desenvolver a estrutura de conservação de quantidades discretas;
  • Estimular a contagem;
  • Estimular a correspondência termo a termo;
  • Auxiliar a construção do número.

Desenvolvimento:
  • Dispõe-se sobre a mesa, as figuras de ovos e as patas com os desenhos dos ovos não à vista.
  • Cada participantes, na sua vez, pega uma pata e verifica a quantidade de ovos nela desenhado e pega a mesma quantidade de ovos e a pata para si. Passa a vez para o próximo jogador que procede da mesma forma.
  • O jogo termina quando todos os participantes tiverem em seu poder a mesma quantidade de patas.
  • Será vencedor o participante que tiver a maior quantidade de ovos.



Estas são sugestões de jogos para crianças de 4 e 5 anos. Eles iram adorar! Aprendendo com diversão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário